aguia%20azul_edited.png

Qual é a proposta?

Em Systema, utilizamos muitas atividades lúdicas para que você possa construir conhecimentos sobre como você se movimenta e como pode se movimentar.

No vídeo abaixo, você pode acompanhar alguns fragmentos de uma aula de Systema ministrada pelo mestre Karsten Dam, da Dinamarca.

Systema pode ser aplicado à defesa pessoal?

aguia%20azul_edited.png

Em entrevista ao canal AikidoBR, Guilherme Stamato (primeiro instrutor de Systema do Brasil), fala sobre como os princípios desenvolvidos nos treinos de Systema pode aprimorar habilidades úteis em defesa pessoal.

Como são os treinos?

aguia%20azul_edited.png
57038343_581839275662556_699189713369563
Em nossa pratica, não há preocupação em memorizar técnicas de defesa ou contra ataques catalogados. Ao invés disso, permite-se que os movimentos surjam espontaneamente de modo que o(a) praticante seja um solucionador de conflitos, cabendo a ele(a) a análise da situação e a escolha das ações.

As raízes do Systema estão ligadas à fé do Cristianismo Ortodoxo Russo, que acredita que tudo o que acontece na vida, surge por uma razão e esta cria as melhores condições para que uma pessoa se conheça a si próprio. Neste sentido, uma das frases do mestre Mikhail Ryabko ( Alto mestre de Systema, responsável pelo Systema Moskow Headquarters) para os seus alunos é:

“-Seja uma boa pessoa e tudo o mais virá a você

E o Systema ajuda a escolher e a seguir esse caminho.

aguia%20azul_edited.png

Como se aplicam os conhecimentos do treino?

4 PILARES

Respiração

 O trabalho é sempre físico e psicológico, por isso a respiração é uma das bases para a calma e tranquilidade e também para a energia do praticante.

Relaxamento

É necessário que o controle dos movimentos seja natural e efetivo de modo que sejam evitadas tensões musculares desnecessárias, resultando em menos desgaste e mais eficácia. Da mesma forma, procuramos lidar com nossos medos e com a ansiedade de modo que possamos evitar temores infundados ou anseios desnecessários.

Postura

O corpo deve estar livre para se manter seguro em qualquer situação de risco, com uma estrutura equilibrada e livre de "amarras" sejam elas emocionais ou físicas. Por isso, o praticamente procura estar sempre de forma confortável, sem perder seu equilíbrio, de modo que grande parte da carga do corpo esteja bem distribuída em sua estrutura óssea e que sua postura não limite o movimento tridimensional.

Movimentação

Pratica-se a mobilidade física e mental constantemente.

O medo é tratado como um sentimento de autopreservação e não de bloqueio para nossas ações.

A movimentação precisa ser leve e no momento adequado, livre de tensões que possam limitar a mobilidade natural e de modo que facilite a tensão muscular de forma intermitente para garantir maior desempenho dos movimentos do corpo.

É necessário compreender como seu corpo funciona e como se movimentar de forma conjunta e tridimensional bem como compreender a natureza dos movimento do(s) oponente(s) e determinar o movimento de menor esforço e melhor resultado.

aguia%20azul_edited.png

O que as mulheres praticantes Systema têm a nos dizer?

Podcast com as praticantes Cecília, Patrícia, Rita, Vitória e os instrutores Carlos e Leandro.

A atriz e professora Bruna Maleski, fala sobre sua prática marcial e as suas vantagens.

Tem mais uma dúvida?

Mande sua pergunta para nós e teremos muita satisfação em esclarecer.

Obrigado pelo envio!