DEPOIMENTOS

Kiko Pissolato (ator)

Um pouquinho da preparação que estou fazendo com o mestre @guilhermestamato Systema, arte marcial Russa! Muiiiito f___a! E olha que já pratiquei quase tudo no mundo das lutas, mas esse cara é fera

Bia Szvat (Diretora, Preparadora de atores e Arte Terapeuta)

O Systema, de alguma forma, por trabalhar com a criatividade, com singularidade, com consciência corporal, respiração e movimento e, principalmente, pela "não-tensão" ou relaxamento, traz possibilidades imensas. O Systema é diferente, em método. Ao invés de memorizar movimentos, é como se ele te dissesse: "descubra no seu corpo, descubra nas suas habilidades, nesse conhecimento do que você pode fazer, onde está a qualidade, onde está a excelência.

Porque treinar Systema?
-Podcast com Kiko Pissolato e Bia Szvat 

REPORTAGEM SOBRE SYSTEMA NO GLOBO ESPORTE

Reportagem do canal “Conexão ABC” sobre o Systema Brasil

Guro Dan Inosanto fala sobre Systema

Rigan Machado fala sobre Systema

José Manoel Lopes, Oficial Administrativo ( Prefeitura Municipal - Eng Coelho )

A lição mais importante sobre Zen que aprendi com o Mestre Thich Nhat Hahn foi sobre o tempo, sempre tendemos a dividir o tempo em nosso e dos outros, família e trabalho, lazer e obrigações, o Zen entende que isto é uma conceitualização limitante, já que todo tempo é nosso e oportuno para praticar atenção plena.

Sempre tive esta mesma limitação com relação ao Movimento, ataque, defesa, aquecimento, técnica, e claro, a preguiça de fazer certos exercícios, porque os considerava inúteis, pra que alongar se tudo que quero é soltar o braço, chutar, executar a Forma?

O Systema paulatinamente tem quebrado este paradigma dentro da minha mente, todo movimento é uma oportunidade, um jogo de tensões e relaxamentos que deve ser estudado a fundo, e que vai levar uma vida inteira pra arranhar a superfície.

Uma pequena diferença na respiração, um trauma antigo, e o tempo que nos degenera naturalmente, paradoxalmente gera novas perspectivas e possibilidades de movimento, ou seja um mergulho sem fim dentro de si mesmo, buscando uma liberdade cuja busca é gratificante por si mesma, Minha eterna Gratidão ao instrutor Guilherme Stamato por essa epifania corporal.

PS: Aquecer deixou de ser chato, pois também permite estudar o fluxo e o caminho da energia dentro do corpo.

  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • whatsapp-logo-icone-1
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Facebook Branco